-->

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Aplicativo MY HOLY FOOD

CELÍACO CRIA APLICATIVO PARA AJUDAR PESSOAS COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES, VEGETARIANOS E VEGANOS A ENCONTRAREM ESTABELECIMENTOS COM PRODUTOS E SERVIÇOS QUE ATENDAM SUAS DIETAS.



1.Como surgiu a ideia do aplicativo e quantos pessoas participam do projeto?


Após uma vida sem restrições, há dois anos o servidor público e analista de sistemas Alessandro Luiz Mamus, 40 anos, desenvolveu intolerância ao glúten. Vendo a dificuldade que era encontrar lugares na cidade que comercializam produtos para os intolerantes, resolveu criar o aplicativo. Para tanto, não dispunha de recursos financeiros para alavancar a ideia surgida em 2014. No início de 2015 apresentou a ideia, de cunho social, ao colega de trabalho Bruno Moreira Rocha, que é vegetariano e desenvolvedor de software. Este por sua vez, conhecia uma equipe de desenvolvedores da empresa Petrim. O projeto foi apresentado à equipe em julho/2015 e nascia assim, a parceira para alavancar a ideia. Sendo assim, a equipe é formada por 5 membros: Alessandro, Bruno, Wellington, Welson e Davi.


2. Qual foi o nosso principal desafio em criar um aplicativo?

Tempo e recursos financeiros. A ideia principal surgiu para atender o público com intolerância ao glúten, lactose e diabéticos. O Bruno deu a ideia de abranger a solução para os vegetarianos e veganos. Nós fizemos um estudo de mercado e constatamos que no Brasil não havia nenhum software com tal abrangência. Para validação da nossa ideia, realizamos uma enquete e enviamos a um grupo específico de aproximadamente 200 celíacos. A aceitação da ideia pelo grupo foi de aproximadamente 95%. Além disto, muitos softwares existentes abrangiam apenas públicos locais, específicos para uma única cidade. Também não permitiam a colaboração, que é uma das principais características do My Holy Food, uma vez que o próprio usuário pode realizar as indicações pelo App. Como todos da equipe tem trabalhos fixos, um dos desafios foi tempo para implementação e testes da solução, os quais foram realizados durante as noites e madrugadas.

3. Quanto tempo levou da ideia até o desenvolvimento e publicação?

O tempo decorrido entre a concepção da ideia e o lançamento da versão 1.0
(atual), levou cerca de 1 ano e 10 meses. O tempo efetivo de desenvolvimento foi de 6 meses.

4. Qual a principal proposta do My Holy Food?

A principal proposta do My Holy Food é tornar-se um guia de referência de estabelecimentos para pessoas com restrições alimentares, veganos e vegetarianos.

5.Como funciona e de que forma os usuários podem interagir?

O app, como muitos, utiliza as funcionalidades nativas dos dispositivos móveis. No caso do My Holy Food, o GPS ativado é fundamental para uma melhor usabilidade, visto que trabalha com coordenadas geográficas de aproximação e cálculo de distância. A colaboração do usuário se dá por meio da possibilidade da indicação de estabelecimentos que ele já conhece ou não. Logo após a realização do login no app ou via desktop, um mapa interativo é apresentado com todos os estabelecimentos próximos ao usuário, ou seja, cada ícone da logo My Holy Food representa um estabelecimento. Os detalhes do estabelecimento podem ser verificados clicando-se no ícone e posteriormente no botão ver mais detalhes. Neste mapa, também há a possibilidade de pesquisar estabelecimentos em outra cidade ou endereço e realizar o filtro pelo tipo de comida.

Além disto, por meio do app o usuário tem as opções de:

 – Avaliar o estabelecimento
 – Incluir comentários

 – Compartilhar o estabelecimento nas redes sociais (Google+, Twitter, Facebook)
 – Pesquisar estabelecimentos por tipo de alimentos (restrição), por categoria do estabelecimento, proximidade ou pelo nome ou parte do nome do estabelecimento desejado.
 - Sugerir uma atualização. Caso o usuário identifique que alguma informação esteja incorreta, poderá fazer a sugestão de atualização. Esta atualização será recebida e analisada pela equipe My Holy Food e caso proceda, será atualizada.


6. Quantos estabelecimentos já estão cadastrados e em que países ele já funciona?

Visto que a solução é colaborativa, a cada momento a quantidade de estabelecimentos muda, porém até o momento existem 814 estabelecimentos cadastrados no Brasil e exterior (EUA, ESPANHA, ARGENTINA, URUGUAY, AUSTRÁLIA e outros). Nós mesmos da equipe tivemos o cuidado de traduzir o site para o inglês e espanhol. Sendo assim, qualquer pessoa que acesse de qualquer lugar do mundo poderá interagir e colaborar, cadastrando estabelecimentos na sua região.


7. Existe algum gerenciamento dos lugares cadastrados?

Como o app é colaborativo, não temos uma regra para validação das informações. Conforme previsto no nosso termo de uso, as informações das indicações são de total responsabilidade do usuário que as indicou. De qualquer forma criamos o mecanismo “DENUNCIAR” para que o usuário indique estabelecimentos que devem ser excluídos por não atenderem as características propostas pelo APP.


8. Quais estabelecimentos podem participar?

Quaisquer estabelecimentos que forneçam ou comercializem produtos com as características propostas pelo APP e que tenham um endereço físico, podem utilizar o site. Em breve serão lançados serviços específicos para os estabelecimentos sem endereço físico. Os novos serviços estão sendo formatados. 

www.myholyfood.com 
www.facebook.com/myholyfood 

Nenhum comentário :

Postar um comentário