-->

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Texto da Semana : Cibele Pereira


Desafios Anuais


 Novo ano, vida nova! Será? Será tão fácil fazer mudanças? Em geral, nesta época, focamos em objetivos externos e pouco lembramos do quanto nós mesmos carecemos de mudanças. Certamente, algumas dessas mudanças sõ fundamentais para que alcancemos os almejados objetivos.
Em O Tempo, Drummond exalta a genialidade de partir o tempo em fatias chamadas anos, pois as passagens de um ano para outro são marcadas pelo sentimento de renovação, da possibilidade de experimentar coisas novas e do livramento das que já não servem  mais para nada. 
Este simbolismo de renovação pode ser uma ferramenta poderosa de mudança verdadeira, uma possibilidade real e não apenas um delírio passageiro que termina com a ressaca. Renovar é preciso, mas como sair do delírio e passar a pratica?
É de Santo Agostinho a  valiosa sugestão “Conhece-te a ti mesmo”, que pode indicar o caminho das pedras. Se nos conhecemos, sabemos o que podemos descartar e o que desejamos acrescentar ao que somos.
Então, o que devemos descartar de nós mesmos? Prosseguindo com a sugestão de Santo Agostinho, recordar situações de confronto e rivalidade pode nos ajudar muito. Aquelas pessoas, as quais não simpatizam muito conosco podem nos dizer isso. Já os amigos são muito suspeitos para nos dar tais informações. É bom fazer uma lista dos itens que devem ser descartados.
Na segunda etapa, devemos buscar nossas referências boas para fortalecermos  sentimentos e comportamentos que admiramos e nos trazem tranquilidade e paz para os desafios da vida, pois é muito melhor conquistar sem tumultuar. É bom fazer uma lista desses itens também.
As duas listas prontas podem ser fixadas em lugar onde possam vistas todos os dias para podermos nos lembrar do que combinamos com nós mesmos. É quase uma brincadeira, mas funciona porque nos permite manter o foco em meio às demandas externas.  Eu coloco as minhas como marcadores de páginas dos livros de cabeceira, portanto, não tenho como não ser lembrada por elas.
Compartilhar essa experiência com os filhos é um ótimo exercício para o cumprimento das metas e compromissos que eles mesmos estipularam. No mínimo, ensina planejamento, organização, disciplina, responsabilidade e, quem sabe, no final do ano, orgulho e mérito!
Espero que curtam e gostem da sugestão para um  2016 próspero!


Nenhum comentário :

Postar um comentário