-->

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SÍNDROME LÁTEX FRUTAS VEGETAIS - SLFV



SÍNDROME LÁTEX FRUTAS VEGETAIS- SLFV
por Daisy Fortes 



Pouco conhecida, porém com novos casos diagnosticados a cada dia, a Síndrome Látex Frutas vegetais, ou apenas SLFV, poderia incluir a palavra e outros em seu nome uma vez que todos os acometidos referem alergias múltiplas alimentares a várias categorias de alimentos.
A primeira reação de hipersensibilidade imediata ao látex foi descrita por Stem em 1997, na Alemanha (Ebo et al., 1997). Desde então, esta substância tem sido relacionada com urticária generalizada, rinite, conjuntivite, asma e choque anafilático (Latasa et al., 1995). No Brasil, a prevalência de hipersensibilidade a este material não é ainda conhecida (Geller et al., 1997).(Rev. Nutr. vol.15 no.1 Campinas Jan. 2002).
Incialmente, dizia-se ser uma alergia ao látex com reação cruzada às frutas. Em seguida passaram a serem referidas reações às castanhas, a mandioca, a batata, vegetais e muitas outras reações cruzadas vieram. Dizia-se também que era adquirida pelo excesso de exposição, mas bebes começaram a apresentar sintomas nas primeiras papinhas e constataram alergia ao látex e outros alimentos também.
As reações diferem em cada pessoa e para cada tipo de contato ou grupo de alimentos, em casos de maior sensibilidade apenas por inalar qualquer pequena molécula do alérgeno, e caracteriza-se como síndrome por apresentar diversos sintomas como:

  • Alergia sistêmica. É a reação alérgica causada pela inalação ou contato com as proteínas do látex. Os sintomas podem variar desde irritação ocular, rinite ou eczema até o choque anafilático.
  • Eczema de contato alérgico (dermatite de contato). Reações alérgicas nas mãos ou qualquer outra parte do corpo após contato com produtos que contêm látex. Essas reações normalmente são causadas pelas substâncias adicionadas aos produtos e não ao látex (artigos de borracha). Os sintomas são coceira, inchaço e eczema na pele afetada.
  • Dermatite irritativa. É uma reação não alérgica nas mãos ou em qualquer parte do corpo, é muito parecida com a dermatite de contato, porém não é alergia. É causada também pelos aditivos da borracha.

Entre as diversas dificuldades, portadores da SLFV e familiares encontram a falta de diagnóstico, os cerca de 300 mil produtos com látex que estão a nossa volta, os alimentos, medicamentos e ambientes hospitalares contaminados por látex, a falta de informação por parte de médicos e nutricionistas e a dieta que além de em alguns casos ser extremamente restrita e individual, não havendo orientações a serem seguidas por todos uma vez que cada um apresenta sensibilidades em grau diferentes a alimentos diferentes, o que faz da dieta de exclusão a única maneira de chegar a uma boa qualidade de vida onde as crises sejam evitadas ao máximo.
A cerca de 1 ano, pelo aprendizado após o diagnóstico que ocorreu a 5 anos,  após 40 anos sem saber o que tinha e com crises cada vez mais frequentes e graves que me levaram a cegueira e muitas outras consequências,  criei a página Síndrome Látex Fruta Vegetais no Facebook e a cerca de 10 dias  o grupo com mesmo nome, que já está com 28 participantes com a SLFV ou familiares, e a cada dia mais pessoas vem aparecendo, cheias de dúvidas, de angustias e a procura de soluções que os médicos não tem conseguido nos dar.

5 comentários :

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão a todos que nos acompanham e contribuem para informação e divulgação de tudo que possa contribuir para o bem estar geral. Agradecimento especial ao Instituo Girasssol, Convivendo com Alergia e ao amigo Bruno Sarni pela lembrança de falar sobre nós. Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por divulgar. Com o avanço tecnológico e as mudanças no mundo, dependemos cada vez mais da divulgação, pois as alergias surpreendem a cada dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho uma irmã q tem alergia ao latex. A nutricionista passou um dieta para ela e deixou nesta dieta os alimentos q ela deveria evitar pois contem o dito cujo do latex,mas eu fiquei preocupada ois nao contem os alimentos q nao tem o latex entao eatamos de maos atadas pois nao se pode comer nada praticamente,vc poderia me dar uma lista do que ñ contem o latex por favor? Desde ja muito obrigada.

    ResponderExcluir